Skip to content

Bibliografia Anotada I – Envisioning the Post-LMS Era: The Open Learning Network

November 22, 2011
tags:

Envisioning the Post-LMS Era: The Open Learning Network
Mott, J. (2010). Envisioning the Post-LMS Era: The Open Learning Network, Volume 33, Number 1, EDUCAUSE Quarterly (EQ) Disponível em http://www.educause.edu/EDUCAUSE+Quarterly/EDUCAUSEQuarterlyMagazineVolum/EnvisioningthePostLMSEraTheOpe/199389

Descrição
É feita uma primeira análise aos propósitos e utilização dos LMS’s (Learning Management Systems) e à forma como se encontram enraizados nos diversos ramos de negócio e instituições de ensino.
Embora implementados a uma escala global, estes sistemas são hoje confrontados com o desejo que professores, estudantes e investigadores sentem em procurar soluções disponíveis na Web que melhor satisfaçam as suas necessidades formativas e que visam obter um nível de flexibilidade não encontrado nos LMS’s que utilizam. Esta agregação de ferramentas leva à construção de PLE (Person Learning Environments). Analisando e comparando os pontos fortes e as fraquezas de cada um deles o autor sugere então a união das duas vertentes na criação de OLN (Open Learning Networks) que absorvam as caraterísticas que melhor suportam cada um dos sistemas.
O artigo, propõe então uma estrutura de como estas potencialidades poderão ser agregadas, dando ainda o exemplo de uma instituição de ensino superior e dos primeiros passos dados no desenvolvimento de uma OLN.

Avaliação
O artigo pretende de uma forma clara propor uma nova abordagem que una as principais vantagens dos LMS’s e dos PLE’s possibilitados pela utilização e agregação de recursos e ferramentas disponíveis na Web.
A este modelo o autor atribui a designação de OLN e representa de forma clara como deverá ser desenhada a sua estrutura. As dificuldades em estandardizar os PLE’s por forma a serem adoptados em modelos de ensino-aprendizagem mais formais e o caráter de maior rigidez dos LMS’s leva a que as OLN’s complementem o espaço entre os dois sistemas.
A visão apresentada é bastante interessante e bem organizada, sendo que ficamos com uma ideia clara da sua aplicabilidade através do projecto em fase experimental a ser desenvolvido pela Brigham Young University.

About these ads
No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: