Skip to content

Bibliografia Anotada II – Personal Learning Environments: Challenging the dominant design of educational systems

November 22, 2011
tags:

Personal Learning Environments: Challenging the dominant design of educational systems
Wilson, S., Liber, O., Johnson, M., & Beauvoir, P. (2007). Personal Learning Environments: Challenging the dominant design of educational systems. Journal of e-Learning and Knowledge Society. Disponível em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/summary?doi=10.1.1.107.3816

Descrição
Considerando os VLE (Virtual Learning Environment’s) como ambientes dominantes, o autor argumenta não possuírem as características necessárias para um suporte à aprendizagem ao longo da vida e grande capacidade de  personalização.
São então apresentadas as  características dos VLE’s vigentes e seguidamente apresentado um modelo alternativo que visa colmatar eventuais falhas dos VLE’s devido às suas características mais rígidas.
A apresentação dos PLE’s como tendo a capacidade de alterar este paradigma, é defendida com recurso à descrição das suas principais vantagens para os processos de ensino-aprendizagem, nomeadamente permitir uma visão mais pessoal e individualizada e em simultâneo uma maior troca de informação e de utilização, mistura e publicação de recursos e materiais existentes, como resultado do maior número de conexões estabelecidas.
Por fim são apresentadas as estratégias de implementação destes ambientes, bem como os desafios que lhe estão associados.

Avaliação
Num campo de estudo em constante mutação, o presente artigo, embora datando de 2007, continua atual nos princípios que apresenta, nomeadamente nas vantagens atribuídas aos PLE’s.
Estabelecendo uma comparação com os VLE’s dominantes, a sua leitura é pertinente. Induz-nos à exploração de outros artigos e recursos em torno da temática abordada, especialmente pelos desafios que coloca aos modelos vigentes e pelas possibilidades que revela enquanto suporte de uma aprendizagem mais aberta, informal e a decorrer ao longo da vida.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: